Postagens

Mostrando postagens de fevereiro 19, 2017

Quais caminhos possíveis?

Imagem
Os caminhos que nos levam a uma aprendizagem significativa perpassa a ideia de como concebemos como o sujeito aprende. Estudiosos como Dewey, Piaget, Vigótsky, Gardner e Morin apontam para uma ação educativa ativa, onde o sujeito, ativo no processo, interage com o conhecimento e estabelece relações concretizando positivamente a forma de  relação entre o que aprendeu e seu cotidiano. O fato do conhecimento, ter passado a ser recurso fundamental na sociedade pós-industrial, criando novas dinâmicas sociais, econômicas e políticas, trouxe, também, desafios à questão curricular e às relações que se fazem presentes entre educador-educando no cenário da escola. A forma de organização dos currículos nas escolas, baseada no modelo taylorista de divisão de tarefas, precisa ser revista, em função de novos ”Paradigmas Emergentes” (MORAES,2000), em particular, em relação à influência das tecnologias no processo ensino-aprendizado e às novas concepções de conhecimento que surgem a partir da utili

Aprender e agora?

Imagem
Tenho pesquisado a relação dos processos de ensino e de aprendizagem no contexto atual que vivemos há tempos. É notável a falta de interesse do alunos, seja na Educação Básica quanto no Ensino Superior. Considerando as particularidades de cada faixa etária e contextos sócio-culturais dos alunos , os problemas se assemelham, e muito. Da falta de interesse  nas aulas às questões disciplinares, parece-me que o maior vilão sem dúvida é a questão da aprendizagem. Nota-se uma dicotomia entre os interesses dos alunos e dos professores, mesmo estando as duas faces  no mesmo contexto, as variáveis são muitas. As dúvidas de como Ensinar e Aprender nunca estiveram tão presentes nas conversas entre pais, educadores e sociedade em geral, destaco algumas para iniciarmos o debate: O que necessário aprender para viver, trabalhar e evoluir? Qual o formato ou metodologia é a mais adequada? Qual conhecimento é relevante ? Como regem as crianças e jovens do mundo moderno ? Qual e