Metodologias Ativas : uma novidade ?

Quando ouvimos uma nova terminologia ficamos a pensar qual ou quais estudos apontam para tal conceito. Alguns termos realmente nos apresentam como novidades, no entanto, outros tantos, buscam resgatar em teorias já concebidas uma nova roupagem, ou melhor, buscam reler o conceito à luz de um novo contexto sociocultural.
É fato que a forma de conhecer e interagir com o mundo perpassa o momento histórico, político e social no qual vivemos, estarmos atentos as mudanças são imprescindíveis para nos mantermos vivos no ecosistema.
O conceito de "Metodologias Ativas"  é sem dúvida adequado e muito relevante para as práticas educativas. O conceito não é novo, no entanto traz ao diálogo as novas formas de comunicação humana, em especial um olhar atento as Tecnologias de Comunicação e informação.
As tecnologias intelectuais influenciam formas de pensamento, sem, no entanto, determiná-las. Os diversos agenciamentos de mídias, tecnologias intelectuais, linguagens e métodos de trabalho disponíveis em uma dada época influenciam a maneira de pensar de um grupo vigente em uma sociedade.
Analisando sob esta ótica podemos afirmar que a educação neste contexto deve adaptar-se e rever conceitos do modelo traçado no último século, já que vivemos atualmente uma nova forma de conceber as relações comunicacionais, uma nova dinâmica de conhecer, uma nova função social para a escola a partir de necessidades outrora inexistentes.
 Muitos estudos têm-se concentrado no problema do enraizamento da escola na comunidade, como uma imposição de novos tempos. Quando re-avaliamos a educação formal no novo contexto é para pensá-la como atividade central e organizadora e não mais como eixo único de formação. Desta forma a Educação formal ou não formal, deve passar a sere mais mobilizadora e organizadora de um processo cujo movimento deve envolver todos os agentes do processo educativo e a comunidade, integrando os diversos espaços educacionais que existem na sociedade e, sobretudo, ajudando a criar este ambiente científico-cultural que leva à participação de inúmeras pessoas e ao reforço das atitudes criativas do cidadão.
Com a utilização de novas tecnologias as escolas podem manter esta relação mais estável e propulsora de projetos comunitários, que envolvam a comunidade como um todo, ativando a comunicação e interatividade no contexto escolar e fora dele, ampliando de forma relevante a relação existente atualmente.
Nessa diversificação dos espaços educacionais estão incluídos, entre outros, a internet, a televisão e as mídias em geral, as próprias empresas, os cursos técnicos especializados, o espaço científico domiciliar, o espaço do conhecimento comunitário, daí o conceito de "Metodologias Ativas"  toma corpo e alma nas praticas inovadoras em sala de aula.
x

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nativos digitais: novas formas que interagir com o mundo

Educação e Pandemia: caminhos possíveis