Nativos digitais: novas formas que interagir com o mundo
Bebes nascem a todo momento e em todos os continentes, trazem traços comuns da sua genética, são inseridos em alguma cultura para se desenvolverem, criam vínculos e constroem suas histórias de vida de acordo com as experiências que terão ao longo de sua vida.Essa é, ou seria, a trajetória de vida de um bebê, se algo na historia da humanidade não tivesse alterado a forma de interagirmos com o mundo, mudando assim o percurso linear da condição humana.O termo "Nativo Digital" deriva da relação com a tecnologia daqueles que nasceram a partir dos anos 80, e por consequência, as mudança na forma de ver, sentir , comunicar, trabalhar, estudar e viver a partir disso.Esse novo "Ser" requer de nós, "Imigrantes Digitais" novos fazeres e responsabilidades, entre as quais certamente as educativas, especialmente nosso interesse em debate.A busca por uma nova
concepção de ensinar e aprender utilizando as tecnologias cresce a medida em
que professores e alunos se dão conta de uma nova maneira de conceber a
aprendizagem. Ao desenvolver atividades
em grupo é fundamental encontrarmos o ponto de equilíbrio entre as
expectativas sociais, tanto do grupo, como individuais. Se o professor atuar na
perspectiva da aprendizagem colaborativa, ele propiciará o desenvolvimento da
comunicação, da construção de um clima de confiança e da administração das divergências de opiniões.Não podemos dar
aula da mesma forma para alunos diferentes e para grupos com diferentes
motivações.Segundo Moran (2003)
“precisamos adaptar nossa metodologia a nossas técnicas de comunicação a cada
grupo. Há alunos prontos para aprender o
que temos a oferecer e, assim, torna-se fácil obter sua colaboração.” Assim
entendemos ser uma situação ideal embora saibamos que no cotidiano nem sempre é
possível atender todas essas individualidades.
Um aspecto muito
importante a ser considerado na metodologia da aprendizagem colaborativa é
justamente o desenvolvimento da inteligência coletiva, pois na medida em que os
grupos se estruturam e se organizam libera-se a necessidade de colocar-se
frente ao problema e contribuir na medida que somos chamados a enfrentá-los. A
autoridade é exercida pelos próprios estudantes, ao invés de ser confiada totalmente
ao professor ou aos estudantes que se encontram fora do grupo de trabalho.
Cara Ericka: Seus textos e análises são ricos e atuais. Isso lhe ajudará a ter uma visão da sua aprendizagem e aprticipação no curso. Continue.
ResponderExcluirAbraço
Moran