Nativos digitais: novas formas que interagir com o mundo

Bebes nascem a todo momento e em todos os continentes, trazem traços comuns da sua genética, são inseridos em alguma cultura para se desenvolverem, criam vínculos e constroem suas histórias de vida de acordo com as experiências que terão ao longo de sua vida.Essa é, ou seria, a trajetória de vida de um bebê, se algo na historia da humanidade não tivesse alterado a forma de interagirmos com o mundo, mudando assim o percurso linear da condição humana.O termo "Nativo Digital" deriva da relação com a tecnologia daqueles que nasceram a partir dos anos 80, e por consequência, as mudança na forma de ver, sentir , comunicar, trabalhar, estudar e viver a partir disso.Esse novo "Ser" requer de nós, "Imigrantes Digitais"  novos fazeres e responsabilidades, entre as quais certamente as educativas, especialmente nosso interesse em debate.A busca por uma nova concepção de ensinar e aprender utilizando as tecnologias cresce a medida em que professores e alunos se dão conta de uma nova maneira de conceber a aprendizagem. Ao desenvolver atividades  em grupo é fundamental encontrarmos o ponto de equilíbrio entre as expectativas sociais, tanto do grupo, como individuais. Se o professor atuar na perspectiva da aprendizagem colaborativa, ele propiciará o desenvolvimento da comunicação, da construção de um clima de confiança e da administração  das divergências de opiniões.Não podemos dar aula da mesma forma para alunos diferentes e para grupos com diferentes motivações.Segundo Moran (2003) “precisamos adaptar nossa metodologia a nossas técnicas de comunicação a cada grupo. Há alunos prontos para aprender  o que temos a oferecer e, assim, torna-se fácil obter sua colaboração.” Assim entendemos ser uma situação ideal embora saibamos que no cotidiano nem sempre é possível atender todas essas individualidades.
Um aspecto muito importante a ser considerado na metodologia da aprendizagem colaborativa é justamente o desenvolvimento da inteligência coletiva, pois na medida em que os grupos se estruturam e se organizam libera-se a necessidade de colocar-se frente ao problema e contribuir na medida que somos chamados a enfrentá-los. A autoridade é exercida pelos próprios estudantes, ao invés de ser confiada totalmente ao professor ou aos estudantes que se encontram fora do grupo de trabalho.

Comentários

  1. Cara Ericka: Seus textos e análises são ricos e atuais. Isso lhe ajudará a ter uma visão da sua aprendizagem e aprticipação no curso. Continue.
    Abraço
    Moran

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