Educação e Pandemia: caminhos possíveis
A escola foi chamada a se
reinventar e ressignificar seus contextos, fora do âmbito presencial. O ensino
remoto e a educação à distância chegou para educação Básica emergencialmente
para atender uma necessidade mundial, o isolamento social. As tecnologias intelectuais
e os diversos agenciamentos de mídias, linguagens e métodos de trabalho
alteram as rotinas escolares e influenciam a maneira de pensar da sociedade em
tempos de Pandemia.
A educação neste contexto foi
chamada a adaptar-se e rever conceitos do modelo traçado. Atualmente novas
formas de conceber as relações comunicacionais, dinâmica de conhecer e aprender
além de uma nova função social é atribuída à escola .
O enraizamento da escola na
comunidade para a realização de seu projeto educacional remotamente, coloca-se
hoje como uma necessidade, propõem a reavaliar o papel e a função da
educação escolar, seu foco, sua finalidade, seus valores, levando em conta
características, anseios, necessidades da comunidade e da sociedade em que ela
se insere.
Muitos estudos têm-se
concentrado no problema do enraizamento da escola na comunidade, como uma
imposição de novos tempos, especialmente nos desafios que a Pandemia do
Covid-19 nos impõe. Quando avaliarmos a educação formal no novo contexto
precisamos pensá-la como atividade central e organizadora e não mais como
eixo único de formação.
Desta forma a escola deve passar a ser mais
mobilizadora e organizadora de um processo cujo movimento deve envolver os pais
e a comunidade, integrando os diversos espaços educacionais que existem na
sociedade e, sobretudo,ajudando a criar este ambiente
científico-cultural que leva à participação de inúmeras pessoas e ao reforço
das atitudes criativas do cidadão no formato
virtual.
Com a utilização de novas
tecnologias digitais, as escolas podem manter uma relação mais estável e
propulsora de projetos comunitários, que envolvam a comunidade como um todo,
ativando a comunicação e interatividade no contexto escolar e fora dele,
ampliando de forma relevante a relação existente atualmente.
Nessa diversificação dos
espaços educacionais a internet, a televisão e as mídias em geral ocupam as
novas tarefas educativas. À escola fica a tarefa de ser interativa, ser
globalmente acessível, independente da distância e do tempo, ser distribuída
para todo mundo, usar recursos ‘on line’ variados, permitir a interação entre
culturas e ser controlada pelo aprendiz.
Deve ser ainda atrativa, fácil
de usar, amigável, não discriminatória, eficiente, permitir a aprendizagem
colaborativa com outros aprendizes e uma nova auto-avaliação se configura num
formato renovado, agora online’. Essas são algumas das mais importantes
características da educação permeada pela internet.
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