Educação e Pandemia: caminhos possíveis



A escola foi chamada a se reinventar e ressignificar seus contextos, fora do âmbito presencial. O ensino remoto e a educação à distância chegou para educação Básica emergencialmente para atender uma necessidade mundial, o isolamento social. As tecnologias intelectuais e os diversos agenciamentos de mídias, linguagens e métodos de trabalho  alteram as rotinas escolares e influenciam a maneira de pensar da sociedade em tempos de Pandemia.
A educação neste contexto foi chamada a adaptar-se e rever conceitos do modelo traçado. Atualmente novas formas de conceber as relações comunicacionais, dinâmica de conhecer e aprender além de uma  nova função social é atribuída  à escola .
O enraizamento da escola na comunidade para a realização de seu projeto educacional remotamente, coloca-se hoje como uma necessidade,  propõem a reavaliar o papel e a função da educação escolar, seu foco, sua finalidade, seus valores, levando em conta características, anseios, necessidades da comunidade e da sociedade em que ela se insere.
Muitos estudos têm-se concentrado no problema do enraizamento da escola na comunidade, como uma imposição de novos tempos, especialmente nos desafios que a Pandemia do Covid-19 nos impõe. Quando avaliarmos a educação formal no novo contexto precisamos pensá-la como  atividade central e organizadora e não mais como eixo único de formação.
 Desta forma a escola deve passar a ser mais mobilizadora e organizadora de um processo cujo movimento deve envolver os pais e a comunidade, integrando os diversos espaços educacionais que existem na sociedade e, sobretudo,ajudando a criar este ambiente científico-cultural que leva à participação de inúmeras pessoas e ao reforço das atitudes criativas do cidadão no formato virtual.
Com a utilização de novas tecnologias digitais, as escolas podem manter uma relação mais estável e propulsora de projetos comunitários, que envolvam a comunidade como um todo, ativando a comunicação e interatividade no contexto escolar e fora dele, ampliando de forma relevante a relação existente atualmente.
Nessa diversificação dos espaços educacionais a internet, a televisão e as mídias em geral ocupam as novas tarefas educativas. À escola fica a tarefa de ser interativa, ser globalmente acessível, independente da distância e do tempo, ser distribuída para todo mundo, usar recursos ‘on line’ variados, permitir a interação entre culturas e ser controlada pelo aprendiz.
Deve ser ainda atrativa, fácil de usar, amigável, não discriminatória, eficiente, permitir a aprendizagem colaborativa com outros aprendizes e uma nova auto-avaliação se configura num formato renovado, agora online’. Essas são algumas das mais importantes características da educação permeada pela internet.


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